Clínica Goldman

Tratamento de aneurismas da aorta

O que é?

O Aneurisma é uma dilatação localizada na parede de um vaso sanguíneo e pode se formar em qualquer artéria do corpo, como as artérias cerebrais, tórax, abdômen e membros inferiores, porém é mais comum se desenvolverem na aorta, a maior artéria do corpo.

Os aneurismas da aorta podem surgir na parte torácica e/ou abdominal. O local mais comum de dilatação da aorta é na sua porção abdominal, logo abaixo das artérias renais.

O ANEURISMA É GRAVE?

Sim, porque a tendência é crescer com o tempo e se romper causando hemorragia interna. Pode-se também formar coágulos dentro do aneurisma, se desprender e ocluir totalmente a circulação.

Na grande maioria dos casos, o diagnóstico é feito de forma ocasional, quando o paciente vai fazer uma exame de raio-x ou ultrassom abdominal (solicitados por outro motivo). O ideal é a avaliação cuidadosa do tipo de aneurisma, sua localização e tamanho, para que, em casos indicados, a correção possa ser feita antes da ruptura. Infelizmente a correção do aneurisma depois que se rompe nem sempre é possível.

TRATAMENTO

O objetivo é a prevenção da ruptura. É importante ressaltar que não necessariamente todos os aneurismas precisam ser tratados através de cirurgia.

Contudo, o tratamento depende do tamanho, da localização, da taxa de crescimento e da saúde geral do paciente. Quando é um aneurisma da aorta fusiforme (ou seja, dilatados na forma de um fuso) e com diâmetro acima de 5,5 cm devem ser tratados. Aneurismas em formato sacular ou que gerem sintomas também têm indicação cirúrgica.

Nos casos de aneurisma com chance grande de rotura ou rotos necessitam de cirurgia em caráter de emergência.

Existem duas técnicas para o tratamento do aneurisma da aorta abdominal: a técnica Endovascular e a técnica aberta. Na maioria dos casos o tratamento é feito via Endovascular, a não ser que o aneurisma tenha alguma característica morfológica (localização ou forma) que impeça este tipo de tratamento.

CIRURGIA ENDOVASCULAR

Na cirurgia endovascular são realizadas punções ou pequenas incisões – uma em cada virilha – para que as artérias sejam acessadas e, por elas, a endoprótese é introduzida e esta fará a correção do aneurisma. Todo o procedimento é guiado por um aparelho de radioscopia (ou raio-x) . A internação costuma durar de 2 a 3 dias e exames periódicos são necessários para avaliação da endoprótese.

CIRURGIA ABERTA

A cirurgia aberta é realizada através de um corte no abdome. A aorta é aberta e coloca-se um tubo sintético que é suturado na aorta acima e abaixo do aneurisma, substituindo a porção comprometida.

Trata-se de uma cirurgia de grande porte, necessitando alguns dias na UTI no pós-operatório imediato.