Tratamento da doença arterial periférica

O que é?

A doença arterial periférica tem como principal característica a obstrução ou estreitamento das artérias por placas de gordura, dificultando o transporte de sangue para as extremidades. Seus sintomas incluem dor ao caminhar, fadiga e sensação de dormência nas pernas.

Causas

A doença arterial periférica é causada pela aterosclerose e essa condição pode ser causada por fatores como:

Diabetes;

Hipertensão;

Obesidade;

Dislipidemia (colesterol elevado);

Histórico família.

Sintomas

A doença arterial periférica muitas vezes progride de forma assintomática e se manifesta apenas quando atinge um quadro grave. No entanto, podemos citar como sintomas de doença arterial periférica:

Dor nas pernas ao caminhar, semelhante a uma câimbra (conhecida como claudicação intermitente)

Fisgadas na perna ou na panturrilha

Fadiga nas pernas

Perda de pelos nas pernas

Unhas fracas

Membros inferiores pálidos (coloração esbranquiçada)

Infecções constantes nos pés (feridas que não cicatrizam)

Tratamentos

O tratamento para a doença arterial periférica tem dois objetivos principais. O primeiro é controlar os sintomas, como a dor nas pernas, fazendo com que o paciente possa retomar suas atividades cotidianas. O segundo objetivo é controlar a progressão da aterosclerose em todo o corpo.

Esse tratamento pode ser feito com:

Medicamentos: destinado a baixar os índices de colesterol e de pressão arterial, além de controlar os níveis de glicose no sangue. Envolve também anticoagulantes, vasodilatadores e analgésicos para interromper e aliviar a dor;

Cirurgia: angioplastia é uma cirurgia realizada com o intuito de desobstruir uma artéria em casos graves, cuja técnica usa um minúsculo balão na ponta de um cateter, que é inserido na artéria juntamente com um dispositivo que, quando aberto, ajuda no fluxo sanguíneo. Os outros procedimentos cirúrgicos podem ser necessários, como pontes de safena para ultrapassar a obstrução ou retirada de coágulos sanguíneos quando formados;

Atividade física: exercícios físicos estimulam a circulação colateral, promovendo o desenvolvimento de pequenos vasos sanguíneos que auxiliam no fluxo sanguíneo.