Síndrome de Quebra Nozes (Nutcracker)

O que é?

A Síndrome de Nutcraker, também conhecida como Síndrome de Quebra-Nozes, é a compressão da veia renal esquerda entre a aorta abdominal e artéria mesentérica superior, ou seja, a veia que sai do rim esquerdo é esmagada como um quebra nozes, causando uma congestão da veia renal esquerda.

Na grande maioria dos casos ela é assintomática, algumas vezes ela é confundida com prisão de ventre, bexiga cheia, infecção urinária ou alguma alteração nos órgãos reprodutores femininos.

sintomas

Os sintomas mais comuns nesses casos são:

Congestão e varizes pélvicas;

Sangue na urina;

Dor na parte esquerda do abdômen;

Aumento de veias nos testículos;

Dor pélvica crônica;

Dor nas relações sexuais.

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico é feito através de exame de Urina para detectar presença de sangue, proteínas ou bactérias.

Também pode ser realizado ultrassom doppler do abdômen e pelve para avaliar o fluxo na veia renal, veias gonadais e veias ilíacas. Em alguns casos é necessário realizar a angiotomografia computadorizada ou Angiorressonância Magnética.

TRATAMENTO

Ao confirmar o diagnóstico de síndrome de Quebra-Nozes, o médico angiologista pode recomendar apenas observação e evolução do caso clínico nos casos mais leves, que pode desaparecer com o tempo. Nos casos mais graves, com sintoma mais exuberante ou prolongado, optamos por um procedimento de angioplastia e colocação de Stent na veia renal esquerda.

Essa avaliação deve ser feita pelo médico vascular especializado, mas o mais importante é que os sintomas não devem ser ignorados, sendo fundamental a realização de consulta e um check-up vascular.