Clínica Goldman

Embolização de mioma uterino

O que é?

Consiste na obstrução intencional de um vaso em uma determinada região anatômica para impedir que continue passando sangue neste local.

Para isso, um cateter é introduzido dentro do sistema vascular, geralmente na artéria femoral (próximo a virilha da paciente) e, mediante orientação de um aparelho computadorizado que emite raios “X”, o cateter é conduzido até o local onde se deseja interromper o fluxo sanguíneo.

Toda mulher que tem mioma no útero e apresenta sintomas desconfortáveis é potencialmente candidata a fazer uma embolização, independentemente da quantidade, tamanho e/ou localização dos nódulos de mioma.

Raramente existem situações desfavoráveis que não possam ser tratadas com a embolização uterina. Algumas mulheres requerem uma abordagem apropriada e por isso costumamos dividir as pacientes em quatro grupos:

  1. pacientes que se encontram próximas da menopausa;
  2. pacientes que já foram submetidas à miomectomia e voltaram a apresentar sintomas;
  3. pacientes com desejo de manter a fertilidade;
  4. pacientes que já entraram na menopausa e usam tratamento de reposição hormonal;

Vantagens

A embolização uterina geralmente demanda um único dia de hospitalização, podendo, inclusive, até ser realizada de forma ambulatorial. A recuperação é muito rápida e possibilita que as mulheres retornem para as suas atividades apenas 3 ou 4 dias após a cirurgia.