Clínica Goldman

Cirurgia de Varizes com Laser Endovenoso

O que é?

A Laser Endovenoso 1470 nm é um procedimento minimamente invasivo para o tratamento de varizes. Ao contrário da cirurgia convencional da veia safena, este tratamento introduz um cateter na veia safena e a temperatura emitida pelo laser aquece e contrai as paredes da veia doente obstruindo a passagem do sangue e fazendo com que o fluxo sanguíneo seja direcionado para outras veias saudáveis, eliminando o refluxo das veias doentes. O procedimento cirurgico com laser é mais rápido e o tempo de recuperação é menor quando comparado com a cirurgia de varizes convencional.

Esta técnica evita a habitual incisão na prega da virilha e as suas potenciais complicações, entre elas a formação de varizes no local (neovascularização), e mantém intacta a drenagem linfática da parede abdominal e dos membros inferiores. Além disso, utiliza-se um ultrassom Doppler intra operatório que é essencial durante a cirurgia e, através dele, conseguimos visualizar o que está acontecendo para ter o controle do efeito da radiofrequência. Este tratamento é realizado somente em ambiente hospitalar com controle total do paciente.

Quando é indicada?

O tratamento com laser é mais indicado em casos das veias doentes, tronculares e veias de maior calibre, como a veia safena. Porém, é necessário a avaliação de um médico para recomendar o melhor procedimento para o seu caso.

Vantagens

  • Método seguro e eficaz
  • Período de recuperação curto, permitindo um retorno precoce ao trabalho e às rotinas diárias

Cuidados após o procedimento

O pós-operatório da cirurgia de varizes com radiofrequência exige, em média, repouso de apenas 2 dias, podendo o paciente retomar as atividades normais logo após.