É indicada para os casos mais leves de microvarizes, podendo ser feita em hospital ou na própria clínica. Neste procedimento, aplica-se apenas anestesia local no trajeto das microvarizes, que são retiradas por pequenas incisões, tão pequenas, que não necessitam pontos para cicatrizar.
A cirurgia é feita com o auxílio de microganchos que retiram as veias reticulares (microvarizes) que estão sob a pele, formando trajetos azulados ou esverdeados que, frequentemente, estão intimamente associados com as telangiectasias ou vasinhos.
Estas veias são muito frequentes na face posterior do joelho e lateral da coxa e perna. Aparecem também na parte de dentro do joelho e coxa e às vezes na frente da tíbia.
Quando estão associadas às telangiectasias (vasinhos) são fonte de refluxo e estase de sangue. Assim, são em parte responsáveis pelo aparecimento dos vasinhos e devem ser tratadas também para melhores resultados.
É necessário um período de repouso não prolongado, usualmente de 3 a 4 dias, quando se retoma a atividade normal. Atividade física pode ser feita em 7 dias. É necessário um período sem exposição solar que varia de caso para caso.